Tuniko Goulart
|
“Não confundam um bom executante com um excelente músico, pois o músico tem emoção e o tecnicista é mais automatismo que alma.”
Ligações
|
|
|
- Publicado em Talentos
|
“Não confundam um bom executante com um excelente músico, pois o músico tem emoção e o tecnicista é mais automatismo que alma.”
Ligações
|
|
|
|
Natural de Santa Maria da Feira, Paulo Ferreira iniciou a sua formação musical na Academia de Música de Santa Maria, onde frequentou as classes de Violoncelo, Piano e Canto, na qualidade de bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Concluiu o curso de canto da Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto com a classificação máxima, sob orientação do Prof. José de Oliveira Lopes. Prosseguiu os seus estudos com Palmira Troufa, Marc Tardue e Enza Ferrari. Entre vários outros, foi distinguido com o primeiro prémio no II Concurso Internacional de Canto Tomaz Alcaide e no Concurso Nacional de Canto Luísa Todi. A sua estreia em Opera foi a convite do Círculo Portuense de Ópera (CPO), enquanto barítono. O sucesso alcançado como Don José (Carmen, Coliseu do Porto), em 2007, numa co-produção internacional, assinalou a passagem para Tenor. Anne Victorino d’Almeida compôs expressamente para a sua voz o ciclo de canções para tenor e orquestra “Sete sonetos de Camões”, obra que Paulo Ferreira estreou no concerto de homenagem da cidade de Lisboa ao Maestro António Victorino d’Almeida, em 2010.
A singular combinação das suas qualidades vocais e dramáticas proporcionou-lhe, em 2012, com Giuseppe Hagenbach (La Wally), no Tiroler Landestheater (Innsbruck, Austria), numa produção gravada para a editora austríaca Capriccio (DVD), novo sucesso, tendo sido considerado um sensacional Primo Uomo. No Requiem de Mozart, em Bayreuth, a beleza do timbre e o fraseado da voz fez evocar a mais pura tradição do bel canto. Como Ismaele (Nabucco), em Janeiro de 2013 no Pfalztheater (Kaiserslautern, Alemanha) foi unanimemente elogiado, bem como na sua interpretação do Tenor solo do Requiem de Verdi e a sua interpretação no Tiroler Landestheater de Innsbruck (Áustria) em Abril de 2013 no papel de Giasone (Medea), Paulo Ferreira foi descrito como um tenor heróico altamente dramático, com uma voz poderosa e com agudos imaculados. Recentemente fez a sua estreia em Espanha (Palácio Euskalduna, Bilbao) interpretando o papel de D. José na ópera Carmen de G. Bizet, fortemente aplaudido pelo público e pelos média. |
|
|
|
Ligações |
|
Também na Polónia, iniciou a sua carreira como intérprete solista e integrando orquestras e formações polacas de prestígio internacional que atuaram em várias partes do mundo. Foi durante umas férias que se apaixonou por Portugal e decidiu ficar. Adaptou-se facilmente à língua e à cultura portuguesas e foi desenvolvendo, quer a solo, quer fazendo parte de inúmeras orquestras (Orquestra do Norte, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, entre outras) e grupos musicais, um novo e variado percurso profissional que a levou a viajar intensamente pelo país, onde hoje se sente em casa. “Um Violino no Fado”
Também o fado "Com Que Voz", um dos temas que integram "Um Violino no Fado", teve a honra de fazer parte do CD Livro "FADO PORTUGAL, 200 ANOS DE FADO", lançado em Julho de 2011 pela editora SevenMuses. Em Novembro do mesmo ano, a violinista integrou, ao lado de Camané, Maria Amélia Proença e Ricardo Ribeiro, entre outros, um elenco de grandes fadistas que atuou na 6ª Gala Amália, justamente no mesmo dia em que o Fado foi considerado Património Imaterial da Humanidade. Finalmente editado e oficialmente apresentado no Museu do Fado, em Dezembro de 2011, o disco “Um Violino no Fado” tem vindo a encontrar uma excelente resposta, permitindo à artista um gratificante contacto com o público através de atuações em concertos e eventos de prestígio, destacando-se, pelo simbolismo, a exibição para o Presidente da República da Polónia durante a sua recente visita a Portugal. |
|
Ligações |
|
Qualificações
|
|
|
Albums TRIM - "Trim" - 2014 Luis Peixoto e Fernando Barroso - "Pop" - 2012 Sebastião Antunes e Quadrilha - "Com um abraço" 2012 7 Luas Orquestra 20º - "Live in Ponte de Sor" - 2012 Assembly Point - "Assembly Point" 2011 Anxo Lorenzo Band - "Tíran" 2011 Sebastião Antunes - "Cá Dentro" 2009 Dazkarieh- "Hemisférios" 2009 Dazkarieh- "Incógnita Alquimia" 2006 Stockholm Lisboa Project - "Sol" 2007 Grupo de Cordas SF AAC - "No Palheiro.." 2001 |
Participações Korrontzi - "tradition 2.1" - 2013 Els Laietans - "Festa Major" - 2013 Riu - "Amb Canya" - 2012 Celina da Piedade - "Em casa" - 2012 Galo Gordo - "Este dia vale a pena" - 2012 Fetén Fetén - "Fetén Fetén" - 2011 Fred Martins e Ugia Pedreira - "Acrobata" - 2011 Galandum Galundaina -"Senhor Galandum" 2009 Canta o Galo Gordo "Poemas e canções para todo o ano" - 2009 Monte Lunai - "In Temporal" 2009 Lendas de Portugal- "colecção do expresso" 2007 Banda Futrica- "Com Zeca no coração" 2007 Quadrilha- "Deixa que Aconteça" 2006 UxuKahus"A Revolta dos Badalos" - 2006 Quadrilha- "A Côr da Vontade" 2003 Anxo Lorenzo - "Tíran" - Feb. 2010 Anaquim- "As vidas dos Outros" Março 2010 |