MMSocial
A+ A A-

Associação Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso

A banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso participou no I Concurso de Bandas Filarmónicas do Distrito de Braga, realizado nos dias 6 e 7 de dezembro de 2014. Veja um umas das obras tocadas pela banda no concurso.

Existem registos de atividade da Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, pelo menos desde 1896 em festividades e romarias locais, quando era seu Mestre, Custódio Baptista Fernandes, assumindo a designação de Phylarmónica Povoense. Em 1904, com a criação do corpo dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, assumiu o nome de Banda dos Voluntários tendo como seu principal benemérito António Ferreira Lopes, que instala a corporação no edificado Theatro Club (inaugurado em 1905).

Munida com instrumental e fardamentos novos, a Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso desenvolve um percurso brilhante, com destaque para o período de regência do Maestro Sousa Morais (1907-1910), tendo sido premiada na cidade de Braga em 1909.

Após décadas de glória e de um inestimável contributo para o desenvolvimento cultural e social da Vila e Concelho da Póvoa de Lanhoso, onde Narciso José da Fonseca Oliveira (maestro entre 1929 e 1958) tem um papel determinante resistindo e ultrapassando importantes e conturbados momentos da história local e de Portugal, será no ano de 1963 que a Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso interrompe a sua atividade, por razões de ordem financeira. O ressurgimento da Banda verifica-se 22 anos mais tarde, em 1985, num processo que envolveu muitas pessoas, músicos e instituições e numa fase da vida social da comunidade em que o movimento associativo dava lições, destacando-se António Sousa e José Coelho, que iniciam um processo de formação com a actividade uma escola de música da Banda que resultaria na estreia oficial em 25 de Abril de 1987.

A partir de meados da década de 80 a Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso desenvolve uma importante e decisiva função, não só de defesa da tradição e fruição cultural, como particularmente de formação musical através da sua Escola de Música com decisivo contributo para a formação integral de muitos dos jovens e músicos que, da Póvoa de Lanhoso, vão à conquista dos seus espaços e da sua afirmação, como homens e mulheres responsáveis, com valiosos contributos para o engrandecimento e reconhecimento do trabalho e de sensibilidades que marcam gerações e solidificam tradições.

Em 2010 foi composta uma Marcha Comemorativa dos 25 Anos da Reorganização da Banda de Música dos B.V. Póvoa de Lanhoso, pelo compositor Carlos Marques, intitulada "Bodas de Prata". A sua estreia absoluta foi no dia 25 de Abril de 2010.

Em 2011 foi editada a Revista “Entre Notas”.

Em 2013 foi estreada a Marcha de Rua “Cachetas e Pinheiro – Homenagem a Joaquim Galão”, em homenagem póstuma, a 9 de Novembro, ao seu Presidente Joaquim Galão da Silva, falecido de forma inesperada em Maio do mesmo ano.

Em 2013 a Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso passa a designar-se Associação Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso em escritura pública.

Atualmente com cerca de 60 elementos aBMBVPL é dirigida pelo Prof. Fernando Ribeiro.

Hoje, a Banda de Música dos Bombeiros Voluntários honra a Póvoa de Lanhoso, dignifica a Associação Humanitária e promove os seus executantes.

 

Maestro

Maestro Fernando RibeiroFernando Ribeiro

Nasceu em 1972, em Freamunde, iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos, com o Prof. José Luís Pacheco e em 1986 ingressou no Centro de Cultura Musical das Caldas da Saúde, na classe de Trompete do Prof. José A. Macedo. Em 1984 integrou a Banda M. S. C. Rio Tinto e passados dois anos era já o 1º Trompete Solista. Integrou também a Banda de Música da Trofa, onde desempenhou o mesmo cargo, sob a direção do Prof. António Gomes. Entrou para a Escola Profissional Artística do Vale do Ave, em 1989, onde, a partir de 1991 ingressou na classe de Trompete do Prof. Kevin Wauldron tendo concluido o Curso de Instrumentista de Sopro – 12º ano – com classificação de 20 valores na disciplina de Trompete.

Integrou várias orquestras, com destaque para a Orquestra Portuguesa da Juventude, Orchestre des Jeunes de la Mediterranée, Orquestra do Norte, Orquestra Sinfónica Portuguesa e Orquestra Nacional do Porto e apresentou-se a solo com a Orquestra Artave, Orquestra Sinfonieta da E.S.M.A.E. e Filarmonia das Beiras tendo ainda participado em diversos estágios de Orquestra sob a direção de diversos maestros de renome nacional e internacional. Realizou concertos nas principais salas de espetáculo de Portugal, Espanha, França, Brasil e Macau.

Foi Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

Foi premiado em agosto de 1994 no Concurso “Prémio Jovens Músicos” da R.D.P.; no ano seguinte obteve o 1º lugar (2º Prémio) – Solista Nível Superior de Trompete da R.D.P. É membro fundador do Quinteto de Metais do Porto. Em Maio de 2012 e 2013 participou no Festival Internacional de Música Universitária (FIMU), com o Quinteto de Metais de Gaia, em Belfort, França.

Dirigiu a Orquestra de Sopros da Universidade de Aveiro (2004-2006) e a Orquestra de Sopros da Federação Transmontano Duriense de Bandas Filarmónicas – Vila Real, em 2007. Lecionou Trompete e Grupo de Metais na Fundação Conservatório Regional de Gaia, na Escola Profissional de Música/Academia de Música de Viana do Castelo, na Escola Profissional de Música/Academia de Música de Espinho e Academia de Música Valentim Moreira de Sá – Guimarães. Lecionou Trompete, Literatura da Música, Pedagogia Específica, Música de Câmara na Universidade de Aveiro e Trompete, Música de Câmara e Coordenador de Mestrado em Pedagogia do Instrumento no Instituto Piaget de Mirandela. Desde 1996 leciona Trompete no Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga.

Foi júri convidado no 1º Concurso de Trompete da Academia de Música de Castelo de Paiva (1999) e no Concurso de Metais do distrito de Aveiro, organizado pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis (2006/ 2007).

É Presidente de Júri de Metais do Concurso Internacional para Instrumentos de Sopro – Terras de La Sallette – em Oliveira de Azeméis. Em 2010, foi membro de Júri no Concurso de Trompete Luso-Galaico, organizado pela Banda de Música Revelhe de Fafe.

Exerceu a função de 1º Trompete – Solista A – na Orquestra Filarmonia das Beiras – 1998/2005.

É Licenciado no Curso Superior de Trompete pela Escola Superior de Música das Artes e do Espetáculo (E. S. M. A. E.) do Instituto Politécnico do Porto. Concluiu a Dissertação de Mestrado em 19/12/2008 – Bom com Distinção - Mestrado em Psicologia, Especialidade Psicologia da Música – na Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação.

Em maio de 2012 publicou dois livros de sua autoria, subordinados ao tema – A Embocadura do Trompetista e Exercícios Práticos para Trompete, através da editora Ava Musical Editions.

 

Contactos

Av. da República, 217 Código Postal 4830 – 000 Póvoa de Lanhoso
Belmiro Lopes – 964 953 724 | Fernando Vieira – 966 946 570 | Manuel Coutinho - 966 053 910

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | Sítio na Web: http://www.bandamusicaplanhoso.com

 

 

Apoios Bobina Studio

Facebook Música e Músicos
Canal Youtube - Música e Músicos