MMSocial
A+ A A-
cover photo

josé veloso rito

Enviar Mensagem
Adicionar como Amigo
josé veloso rito

Sobre Mim

Informação básica

  • Género

    Masculino
  • Data de Nascimento

    1954-11-09
  • Sobre Mim

    Nome: José Augusto Veloso Rito
    Data de Nascimento: 9-11-1954
    Habilitações: Curso de Piano Conservatório Musica
    Curso de Acordeão Artístico pelo Prof. Assis Jones com distinção e louvor. (19 valores)


    1962- Inicio de aprendizagem do curso de acordeão artístico com o conceituado acordeonista internacional Assis Johnes. Concluiu este curso particular em 1970 com distinção e louvor interpretando Czardas de Monti, Danças Húngaras de Brahms, Dança do Sabre de Katchaturian etc., tendo actuado na Rádio Comercial da altura (Festival) como acordeonista, bem como em diversos concursos de acordeão Espanha e França.
    Compôs músicas para acordeão artístico nomeadamente valsa ao estilo parisiense, e música popular.
    -----------------------------------
    1964- Frequentou o curso de piano do Conservatório de Música do porto nas classes da distinta pianista e compositora Berta Alves de Sousa (para mim, em génio da música e da pintura tardiamente reconhecida........da mais nobre virtude e honestidade, com valores que eu como artista afirmo....únicas....talvez comparável em técnica e virtuosismo a Horowitz, ou ao arrepiante Rubinstein,....... é digno de ser visto aqui na Net esse perfil da minha ilustre Professora que muito venero e estimo AD ETERNUM......) e na classe do Professor Fernando Jorge Azevedo, insígnio pianista e maestro. Paralelamente foi aluno da professora Agripina, ilustre pianista matosinhense de acordeão da professora Idalina Campelo............................interpretava já as Czardas de Monti, e claro os exercícios de técnica de Czerny...Bach etc.
    -----------------------------------
    1970 Participou em Coimbra como pianista em concurso internacional de música com coral Juventude Comunicativa tendo executado já peças de sua autoria nomeadamente Guerra e Paz sua composição da altura. Deu vários e diversos recitais particulares para piano....
    -----------------------------------
    1975 Foi professor de música no Liceu nacional da Vila da Feira.
    -----------------------------------
    1976 Tocou com Rui Veloso, em conjuntos musicais de jazz e música contemporânea, tendo dado diversos recitais de piano internacionais nomeadamente actuou em Freiburg, Alemanha em recitais públicos e privados.
    -----------------------------------
    1980 a 1989 Pianista de concertos e recitais particulares para a mais distinta Sociedade Portuguesa, interpretando sonatas e prelúdios de sua autoria, obras diversas de Chopin, Monti, Skriabin, bem como diversos autores como Brahms, e musica ligeira portuguesa, brasileira etc. incluindo temas de jazz, tendo actuado em diversas Sociedades Musicais Portuenses e outras .
    -----------------------------------
    10 de Junho 2002 Pianista para actuações no dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas, nos Estados Unidos da América tendo actuado nestas comemorações do encerramento na UMASS COLLEGE em Boston, New Bedford, tendo-se distinguido nas suas composições nomeadamente Sonata da Água, Viagem ao passado ( preludio para piano , Valsa da Esperança, Apocalipse, tema de Paz e Guerra,......) onde estiveram presentes individualidades e autoridades Americanas e Portuguesas ligadas ao mundo da Arte nomeadamente Miss Vernette, professora Universitária recentemente agraciada por Sua Exa. O Presidente da República Jorge Sampaio, cônsul de Portugal, Mayor de New Bedford etc.
    -----------------------------------
    2004- 2005 Efectuou, varias digressões musicais de piano nomeadamente no Brasil, tendo actuado em S Paulo, Campo Grande e outras cidades brasileiras, como pianista solista convidado, dedicando-se essencialmente á composição de peças para piano.............. a sua grande paixão.
    Continua como compositor a compor peças para piano, e a tocar publicamente em eventos sociais, festas, comemorações , aniversários etc. tendo também actuado novamente nos Estados Unidos da América para as comunidades Portuguesas aí sediadas e publico em geral.................... tendo composto um Hino para a Sociedade Recordações de Portugal nos Estados Unidos, de que é membro honorário.
    -----------------------------------
    2006 - Compôs vários prelúdios para piano e baladas ao estilo ibérico com polifonia própria pianistica ,românticos e de interpretação rica e colorida, com estilo muito próprio em evocação ao seu País, sua família e amigos, com diversos temas executados e gravados em seus pianos particulares, um Steinway de concerto de cauda modelo O, e um C.Bechstein cauda inteira modelo C, pianos estes de excepcional qualidade polifonia e som, onde já foram gravados outros temas de músicos e pianistas de carreira internacionais.
    Editou recentemente um CD com suas composições intitulado FANTASIAS AO PIANO com músicas nitidamente de polifonia portuguesa nas diversas viagens que efectuou pelo País e pelo Mundo.
    ----------------------------------- Efectuou vários concertos de gala no Ateneu Comercial do porto com a presença de Sua Exca Sra Ministra da Cultura e Exma Direcçao do Ateneu, e individualidades

    Obteve em 2010 o Prémio de melhor colaboração e composição musical pianística do CLUB Literário do Porto, Fundação Dr Carlos Araújo..
  • A minha intervenção na música

Informação de contacto

Membro desde
21-10-2014
Última vez online
2 anos atrás

Grupos

Sem adesão a Grupos.

Apoios Bobina Studio

Facebook Música e Músicos
Canal Youtube - Música e Músicos